Edu Coimbra

No dia 5 de fevereiro de 1947, nascia na cidade do Rio de Janeiro um dos maiores ídolos e artilheiros da história do America-RJ: o craque Eduardo Antunes Coimbra, o Edu.

O baixinho de 1,64 m era rápido e tinha uma técnica espantosa, com dribles curtos, rápidos e desconcertantes. Era um terror para qualquer zagueiro, principalmente pelo chute preciso.

Muitos dizem que ninguém marcou mais gols que ele no Mecão, porém, há quem questione os números. Fato é que, polêmicas à parte, foi responsável por 212 gols no clube.

Edu vestiu a camisa americana entre 1966 e 1974, tendo sido artilheiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969 e campeão da Taça Guanabara no último ano de equipe.

Ainda participou da Copa Rio Branco, em 1967, pela seleção brasileira. Apesar do irmão Zico brilhar no Flamengo, os outros dois, Antunes e Nando, também foram do America-RJ.

Em 1975, transferiu-se para o Vasco e depois foi para o Bahia. Em Salvador, foi campeão estadual no mesmo ano e depois acertou com o Flamengo, onde teve uma boa atuação.

Edu ainda passou por Colorado-PR, Joinville-SC, Brasília e Campo Grande. Chegou a ser treinador de futebol e somou passagens por Iraque, Japão, Turquia e Rússia.