Nonato

No dia 23 de fevereiro de 1967, nascia na cidade potiguar de Mossoró um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro em toda a história: o lateral-esquerdo Nonato.

Começou a jogar futebol na cidade natal e iniciou carreira no Barreiras. Em 1988, o atleta foi emprestado ao ABC e se mudou para a capital Natal, onde ficou por duas temporadas.

Em 1989, o lateral-esquerdo foi emprestado ao Pouso Alegre para a disputa do Campeonato Mineiro e logo teve o passe comprado. Não demorou para o Cruzeiro se interessar nele.

Também por empréstimo, disputou o Campeonato Brasileiro com a camisa celeste em 1990 e, no ano seguinte, foi contratado. Dali para frente foram seis anos de glórias e conquistas.

Nonato assumiu a titularidade e o posto de capitão do time, tendo levantado a maior parte das taças daquela vitoriosa década de 1990. Destacava-se pela velocidade e raça.

Foi campeão mineiro em 1992, 94, 96 e 97, além de ter vencido a Copa do Brasil em 1993 e 96. Levantou a taça da Copa Libertadores em 1997 e da Supercopa em 1991 e 92.

Os torcedores da Raposa não esquecem de Nonato, afinal, é sempre ele que aparece nas fotos das conquistas dando a volta olímpica com os troféus. Foram nada menos que 388 jogos.

O lateral-esquerdo saiu do Cruzeiro em 1997, passando pelo então Etti Jundiaí (SP), Vila Nova (GO), Ipatinga (MG) e América-RN. Nonato ainda se tornou treinador de futebol.